Trair o companheiro? Será que a traição dita o fim de um relacionamento?

Trair o companheiro? Será que a traição dita o fim de um relacionamento?

Tem um relacionamento saudável? Apesar disso, quantas vezes pensou em trair o companheiro?

A verdade é que embora não o admita em voz alta (ou mesmo para si) a probabilidade de não ter pensado nisso é realmente muito remota.

Quanto mais anos tiver um relacionamento, maior a probabilidade desse pensamento. Contudo, muitas pessoas traem e não têm a coragem de assumir o que fizeram. É normal.

Nos dias que correm a traição é ainda vista como um problema que deve ser escondido. Se ninguém sabe, é porque não aconteceu.

Mas, você sabe que aconteceu. O seu amante sabe o que aconteceu. A sua consciência sabe o que se passou… Assim, será que a traição tem mesmo de ditar o fim de um relacionamento?

Se o que aconteceu foi um erro, será que terá de o esconder enquanto o seu relacionamento atual durar?

Trair o companheiro: será realmente o fim ou a possibilidade de um novo começo?

Independentemente de quem comete a traição, ambos os membros do casal acabam por ser bastante afetados pela decisão.

Não é simples para quem trai admitir que o fez. Não é simples para quem é traído superar e continuar a confiar.

Assim sendo, se um de vós trair o companheiro, existem apenas 3 opções que podem ser consideradas. Tudo o resto que possam ponderar sobre este tema não será verdadeiro.

1 – A relação chega ao fim – Esta é a decisão mais comum de quem descobre uma traição, e que leva a uma grande parte dos divórcios.

2 – O caso é ignorado e a relação vai continuar – Embora não seja muito comum, neste caso ambos ignoram o que aconteceu, pois é mais fácil seguir a vida dessa forma, não havendo a preocupação com questões triviais (como dinheiro, amigos, filhos…).

Neste caso, ambos fingem que nunca aconteceu e seguem em frente. O problema desta solução é que o assunto não fica resolvido.

Por isso, mais cedo ou mais tarde, esta situação será jogada à cara de quem traiu.

3 – A traição é esquecida e tudo volta ao normal – Este ponto, é quase como que uma 2ª oportunidade para o amor. Se o vosso relacionamento é realmente estável, a traição pode ser apenas um problema que ambos conseguem ultrapassar.

Assim sendo, é possível dizer que trair o companheiro pode ditar ou não o final de uma relação. Tudo vai depender de inúmeros fatores, das situações, dos pontos atenuantes… Enfim…

O que fazer no caso de uma situação de traição?

Pois bem, não são raros os episódios de traição, por isso, é importante que tenha em mente o que deve ou não fazer após descobrir esta situação.

As dicas que lhe damos de seguida são especialmente importantes no caso de ter filhos.

1 – Não se precipite com decisões importantes e que podem influenciar o vosso futuro

Qualquer decisão que tenha de ser tomada deve ser ponderada, pois as decisões tomadas de cabeça quente acabam muitas vezes por levar a resoluções que não são as desejadas.

2 – Aceite as emoções

É normal que toda a situação deixe marcas na confiança. Aceite as suas emoções e vulnerabilidades. A verdade é que quem trai ou é traído fica sempre com uma marca para a vida.

Por isso, saber aceitar a raiva, dor, ressentimento… é o primeiro passo para poder dar a volta à situação.

3 – Converse sobre a traição

Independentemente de trair o companheiro ou ser traída, a verdade é que para chegarem a uma decisão, devem falar sobre o assunto.

Não dizer nada ou fingir que não aconteceu não irá ajudar. Contudo, é importante frisar que esta conversa deve ser tida de cabeça fria, já que culparem um ao outro pelo que aconteceu só vai dar pior resultado.

4 – Não é preciso passar por esta situação sozinha

A verdade é que numa situação de traição, não tem de passar pela mesma sozinha. Na verdade, rodeie-se por pessoas que não a vão julgar e que não vão tentar forçá-la a tomar uma decisão sobre o tema.

Se precisar, pode sempre recorrer a um psicólogo ou terapeuta que ajude a gerir as suas emoções.

Como vê, trair o companheiro não tem necessariamente de ditar o fim da relação. Na verdade, são vocês que vão ditar o que irá acontecer no futuro.

Por isso, acima de tudo faça aquilo que a fará feliz, independentemente do que as outras pessoas pensarem sobre isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.