Porque é que as mulheres não têm uma lubrificação vaginal completa?

Porque é que as mulheres não têm uma lubrificação vaginal completa?

Muitas mulheres sofrem de falta de lubrificação vaginal, fazendo com que durante o sexo sintam desconforto ou dor.

Por norma, quando as mulheres estão excitadas, a vagina fica húmida por si própria, contudo, muitas vezes pode ocorrer (devido a vários fatores) que essa lubrificação não seja obtida.

Em consequência deste problema, muitas mulheres optam por na hora H utilizar lubrificantes artificiais ou simplesmente por não ter sexo.

Hoje iremos explicar-lhe as principais causas por detrás da fala de lubrificação, e dar-lhe algumas dicas.

Porque é que as mulheres não conseguem uma lubrificação vaginal completa?

A verdade é que existem razões físicas e psicológicas (e em alguns casos o parceiro também é péssimo nos preliminares) para as mulheres não obterem uma lubrificação vaginal completa.

Em primeiro lugar, iremos explicar-lhe quais as principais causas para que tal aconteça.

1 – Razões físicas para a falta de lubrificação vaginal

Existem a nível físico algumas razões que possam impedir a mucosa de se lubrificar de forma autónoma durante o ato sexual. As principais são:

  • Devido a lesões no sistema nervoso;
  • Ter baixos níveis hormonais no sangue;
  • Mau funcionamento das glândulas;
  • Efeito secundário devido ao consumo prolongado de drogas, álcool ou medicamentos;

Se este for o caso, o melhor é realmente consultar um médico de forma a que possa ser analisado e descoberto o motivo, de forma a que no futuro seja mais simples ter relações sexuais, sem sofrer dor ou desconforto.

2 – Razões psicológicas para a falta de lubrificação vaginal

Na verdade, é importante frisar que na grande maioria dos casos, a dificuldade de lubrificação se deve a fatores psicológicos e não físicos.

Vários estudos têm sido realizados nesse sentido, e as pressões psicológicas são o principal motivo para as mulheres não ficarem “molhadas” durante o sexo.

A mulher cuja vagina não consegue ser lubrificada naturalmente devido a problemas psicológicos, na maioria dos casos não quer ter relações sexuais com o parceiro (embora consiga tê-las, por exemplo com o amante) chegando a evitá-las.

Outra questão é que na maior parte dos casos, as mulheres mesmo não querendo fazer sexo, acabam por fazê-lo simplesmente para satisfazer as necessidades dos parceiros.

A secura vaginal constante, pode ser derivada a:

  • Experiências traumática no passado (como violação ou incesto);
  • Stress;
  • Problemas no relacionamento que têm medo de abordar;
  • Medo de ter relações sexuais (principalmente devido à dor ou desconforto sentido);
  • Depressão;
  • Vários problemas do foro psicológico.

Quais os melhores tratamentos para este problema?

Se é uma das milhares de mulheres que tem problemas de lubrificação vaginal, é importante que tenha em mente que deve consultar um médico com o máximo de brevidade possível.

Pode optar por um psicólogo (se for um problema de foro psicológico) ou por um ginecologista de o problema for de foro físico.

Contudo, antes de optar por colocar a sua vida sexual de lado, opte por utilizar lubrificantes até ter o resultado definitivo dos exames e saber qual é que é o problema real.

Tenha em mente que os lubrificantes artificiais, são pomadas à base de água, óleo ou silicone, que podem substituir a lubrificação natural, evitando assim dor ou desconforto.

Os mesmos podem ser encontrados em supermercados, farmácias, parafarmácias e sex shops. Além disso, muitos destes lubrificantes ampliam a sensibilidade da vulva e do clitóris, tornando o prazer ainda mais intenso.

Se tem problemas de lubrificação vaginal, está na hora de tratar dos mesmos de forma a voltar a ter uma vida sexual prazerosa e muito satisfatória.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.